Altura e Cia

Login ou Cadastre-se

Trabalho em Altura: Conheça as Principais Prevenções de Quedas

Introdução

Trabalhar em altura, atividade de alta complexidade, é considerada uma área de atuação com diversos riscos. Por esse motivo, existe uma norma regulamentadora específica para essa profissão, a NR 35. 

No entanto, na prática do dia a dia, a grande maioria dos casos de acidentes e quedas são provenientes de falhas humanas, ausência de informação, equipamentos de qualidade e capacitação dos profissionais. 

Devido a essa norma regulamentadora, acidentes e quedas podem levar as empresas a receberem grandes multas por colocar em risco a vida do profissional.

Com isso, a Altura & Cia separou uma lista de principais causas e prevenções de quedas para os profissionais desta área. Siga conosco neste blog para conferir.

Principais causas de quedas:

Primeiro, precisamos entender que o risco de queda pode estar associado tanto à questões de comportamento e equipamento, como questões naturais e externas. Portanto, é preciso estudar o clima, previsão climática e estabilidade do solo na região para evitar ventanias e tempestades que podem ocasionar acidentes.

A etapa de prevenção é essencial antes da execução do trabalho. Não revisar o material, como, se está com a manutenção em dia ou se aguenta o peso do profissional em questão, e não se certificar que todos os equipamentos de segurança estão funcionando e sendo utilizados corretamente, pode aumentar o risco de quedas.

Outra grande causa das quedas é a falta de elaboração de planos de execução do trabalho. Por exemplo, se o trabalho ocorrer em superfícies frágeis ou em locais com clima de risco. Além disso, todos os riscos do trabalho que não forem informados ao profissional podem resultar em acidentes.

Mas, a principal causa de quedas está ligada à falta de capacitação dos profissionais e a não garantia de que o equipamento correto está sendo utilizado conforme às normas regulamentadoras.

Ainda assim, como todos os procedimentos preparados, o risco de queda não é nulo, por isso, é essencial que seja estabelecido e comunicado um plano de evacuação de emergência e salvamento.

Como prevenir acidentes em altura?

A principal medida para prevenção de acidentes é o treinamento constante sobre o uso de EPIs e normas regulamentadoras. Na Altura Cia, em parceria com a Task, disponibilizamos um treinamento híbrido para os profissionais em altura, acesse o link para saber mais.

A conservação, manutenção e armazenagem correta dos equipamentos de acesso por corda antes e depois do uso é um fator primordial para garantir a segurança por meio de rotinas de inspeção dos equipamentos. 

Além disso, esses equipamentos devem ser de alta qualidade e com CA válido, sendo necessário contar com, pelo menos: sistema de ancoragem, um elemento de ligação e equipamento de proteção individual. Entre os equipamentos, é indicado o uso de ligações que reduzam o impacto para no máximo 6 kN na retenção de uma queda.

Todas as atividades devem ser executadas de acordo com os padrões da NR 35 e, por fim, todos os riscos devem ser apresentados ao profissional antes do início do trabalho e devem ser apresentados todos os planos de ação, prevenção e de resgate em caso de quedas.

Conclusão

Seguir as normas regulamentares é essencial para o bom funcionamento da sua empresa, serão elas que manterão seus funcionários seguros, e também serão um pilar para a boa produção de sua companhia.

Para mais informações, conheça nosso treinamento de inspetor de equipamentos de acesso por corda e espaço confinado e evolua em sua profissão, acesse https://alturaecia.com.br/treinamentos/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.