Altura e Cia

Login ou Cadastre-se

Inspeções: Conheça as inspeções periódicas do trabalho em altura

Entenda como funcionam as inspeções periódicas do trabalho em altura, e a forma de se preparar para isso na sua empresa. Confira esse blog até o final!

Inspeções:

Todos os equipamentos usados nos trabalhos em altura devem, obrigatoriamente, passar por uma inspeção completa antes do uso, a fim de prever riscos verificando as condições do material e funcionamento. A rotina de inspeção é descrita pelo Ministério do Trabalho, por meio da NR35 do Trabalho em Altura.

Existem três formas de inspeções: a de aquisição, rotineira e a periódica:

Inspeção de aquisição: 

Esta inspeção é realizada para o EPI novo, recém-adquirido que ainda não deu entrada no inventário do estoque. Nas inspeções de aquisição é realizada uma análise completa e detalhada do produto e de seus acessórios, bem como é realizado um teste funcional do mesmo para que sejam verificados possíveis defeitos de fábrica no equipamento.

Inspeção rotineira: 

É uma inspeção de rotina, a nível visual, com relação a falhas óbvias, danos ou funcionamento correto do equipamento. Essa inspeção é realizada pelo próprio trabalhador usuário do EPI através de uma simples lista de verificação de pontos importantes a serem checados no equipamento antes de cada vez que ele for utilizado. 

Inspeção periódica:

É uma inspeção mais detalhada realizada estritamente de acordo com as orientações oficiais do fabricante do equipamento. Nessa inspeção são verificadas todas as partes de um equipamento (têxteis e metálicas) e seus acessórios. Também é realizado um teste funcional do equipamento e seus componentes

Mas, o que precisa ser checado nesse processo? Quais os pontos essenciais e quais suas funções? Siga conosco neste blog para entender.

Equipamentos essenciais

Antes de iniciar o trabalho em altura, é necessário que o profissional responsável pela inspeção faça uma checagem se o colaborador está usando os equipamentos necessários:

Análise de Riscos

Para analisar os possíveis riscos da atividade profissional, é elaborado um documento APR (Análise Preliminar de Risco) para determinar os riscos a saúde e integridade física dos colaboradores. Neste documento, devem conter:

  • Nome da Empresa;
  • Atividade descrita;
  • Local da Atividade;
  • Etapas de execução;
  • Riscos;
  • Medidas de Controle;
  • Responsáveis.

Com base nesse documento, o responsável poderá elaborar planos e determinar quais equipamentos devem ser usados ou retirados do projeto.

Limpeza

Equipamentos têxteis, por exemplo, precisam de uma higienização específica e, se possível, fugir da máquina de lavar convencional. Mas, caso seja usada, é indicado que o material seja colocado em bolsas específicas para evitar danos mecânicos

A lavagem deve ser feita em águas de até 40°, usando sabão neutro ou detergente suave. O enxágue deve ser feito em água fria e limpa e a secagem deve ser natural em ambiente quente e sem contato direto com calor.

No processo de limpeza é preciso se atentar às marcas de ferrugem, rachaduras, despigmentações etc, caso, após secagem, as marcas continuem aparentes, o material deve ser descartado. 

Proteção contra cantos cortantes e irregulares

Os talabartes de segurança ou linhas de ancoragem não devem passar sobre superfícies cortantes ou que apresentem irregularidades. Mas, caso isso seja inevitável, o responsável pela inspeção deve considerar o risco e indicar o uso de equipamentos de proteção como protetores para o talabarte ou linha sintética.

Armazenamento

Após a execução do trabalho, todos os EPIs devem ser armazenados com segurança com materiais de proteção. Nesse momento, todos os dados aos equipamentos devem ser conferidos, como rachaduras ou ferrugens para que sejam descartados ou armazenados separadamente.

Treinamento de capacitação

É essencial que para uma inspeção você tenha todas as informações para evitar um problema maior a empresa, saiba o que deve ou não ser feito. Para isso, nós da Altura & Cia em colaboração com a Task, desenvolvemos um curso com certificação, confira nesse link e capacite seus funcionários.

Para encontrar a maior variedade de produtos para o trabalho em altura, acesse nosso site e faça já seu orçamento! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.